quinta-feira, 24 de maio de 2012

Problemas com a sua letra?


Na grafia manuscrita a liberdade individual é bem conciliada com os olhos que a lêem. Reconhece-se imediatamente a beleza proveniente dos componentes gráficos numa bela proporção de traços e harmonioso conjunto das letras de uma palavra. Textos escritos à mão - possuem uma forma pessoal, possuem o ESTILO PRÓPRIO, de quem escreve.

Se a máquina de escrever havia sido apresentada como paradigma da escrita nos anos 1900, trinta anos depois era indicada como o grande obstáculo ao desenvolvimento da boa letra. O hábito de digitar afastou o interesse pelo aprendizado do manuscrito, e fez a escola indagar-se sobre a necessidade de ensinar a escrever! Hoje temos inúmeras pessoas com dificuldade na escrita.

A boa escrita, caracterizada como a escrita clara, legível, rápida, elegante e com certa liberdade de execução, só pode ser realizada através de uma técnica baseada em movimentos ritmados do antebraço, cujo resultado é uma letra inclinada e sem talhe, uniforme no tamanho e nas ligações, obtida por tração e não por pressão.

Experimente prestar atenção na posição em que você anda escrevendo!

Mantenha-se em frente da mesa de trabalho, estando o assento da sua cadeira numa altura suficiente para que os pés pousem no chão, naturalmente. Os braços devem ficar sobre o tampo da mesa, mantendo-se os cotovelos a dez ou doze centímetros do corpo. Devem manter quase eretos o corpo e a cabeça, com ligeira inclinação para a frente.

Os antebraços, sobre a mesa devem estar voltados um para o outro; a mão esquerda manterá o papel e movê-lo-á quando o ajustamento da posição exigir. O papel deve estar inclinado para a esquerda, de modo que a linha inferior faça um ângulo de cerca de 30° com o bordo da mesa. Os antebraços devem ficar sobre a mesa.
Este pode ser o primeiro passo para a recuperação da sua letra!


terça-feira, 22 de maio de 2012

Está chegando o dia... VETA DILMA

Como Mário de Andrade, tantas vezes citado, “eu não sei o que é belo e nem o que é arte”, mas certamente sei que através da arte podemos construir uma sociedade melhor, tanto ética como esteticamente falando.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VETA, DILMA!



Espera
Esperança
o momento certo de
esperançar.

 
Espera...

 
Lá no fundo
O menino passarinho esperança.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

VETA, DILMA!


"Pode alguém assistir, sem terríveis assombros,
à derrocada enorme, aos múltiplos escombros,
Que uma árvore ao cair, em redor espalha?"

Baptista Cepellos

quarta-feira, 16 de maio de 2012

VETA, DILMA!


" Enfim pergunta-se : Quando se ama algo ou alguém, busca-se sua transformação ao ponto de muda-lo totalmente ? O que se ama assim ? O real ou o próprio ego do ser que promove a transformação ? "

Luiz Vicente da Silva Campos FilhoMestre em Ecologia  

terça-feira, 8 de maio de 2012

Super Lua em Brasília

" A Criação inteira é uma obra miraculosa, ordenadamente planejada, e funciona em contínuo e imutável equilíbrio. Tudo o que vive se encontra em movimento. Movimento é vida!"
(Ensinamento sumeriano - Roselis von Sass)


Quase em contínuo com o maravilhoso por do sol, a lua desponta na capital.

 



E em uma brincadeira da camera do fotógrafo quer ficar com Juscelino:

 



Mas de manhãzinha, sonolenta, derrama-se sobre Águas Claras:


Movimento - Um novo dia se inicia.
(fotos - Waldemar Manfred)