terça-feira, 25 de outubro de 2011

O desafio contemporâneo da arte


“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. John Dewey.

Aprender é um processo que mobiliza tanto os significados como os sentimentos, ou seja, tanto os símbolos como as experiências a que eles se referem. Assim a necessidade de aprender arte estaria relacionada com a necessidade de comunicação mais primária do ser humano. No caso do aprendizado da arte ficam completamente abandonados objetivos como conseguir um diploma, um emprego ou ganhar dinheiro. A aprendizagem aqui está ligada, no mais verdadeiro sentido, à ampliação dos elementos de linguagem com os quais o indivíduo irá relacionar o seu eu com os eventos do mundo. De posse deste conhecimento aprendido, o ser humano irá além da comunicação, à expressão. Mais do que apenas transmitir conceitos poderá, estimulados os seus mecanismos de criação, reflexão e percepção, manifestar os seus sentimentos.

Apesar dos slogans negativos de que “arte não se aprende”, “arte não é para se compreender”, o ensino da arte em todos os grupos, independente da classe social ou da faixa etária é de suma importância no processo de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento integral do ser humano.

Para Henri Lefebvre, a arte é social não apenas pelo sentimento compartilhado, mas também pela solicitação. Ao buscar a arte, mais do que a aprendizagem de uma técnica, o indivíduo busca uma aliada na expressão da sua sensibilidade perante o mundo.

A estética, este fenômeno de relação entre o artista e a sua obra, entre o homem e suas formações, livre de conceitualizações, se move no tempo e no espaço. O desafio está em desenvolver um trabalho artístico, intimamente ligado com a estética do nosso tempo, sem dissimular realidades, mas ocupando-se delas e transformando, através da expressão, o próprio ser humano.

Como Mário de Andrade, tantas vezes citado, “eu não sei o que é belo e nem o que é arte”, mas certamente sei, que é fundamental acreditar que através da arte podemos construir uma sociedade melhor, tanto estética como eticamente falando, pois a arte integra todos os campos de aprendizado, disciplina o olho, a mão, o corpo enfim e preenche o espírito e o tempo.